Organização Mundial da Saúde
A parceria de mais de 30 anos da LCIF com a Organização Mundial de Saúde (OMS) oferece várias iniciativas na área de prevenção da cegueira. LCIF e OMS têm um acordo cooperativo que estabeleceu uma estrutura de ação colaborativa em áreas de prevenção da cegueira e deficiência visual, além da prevenção e controle do diabetes, com ênfase na doença diabética dos olhos.
Prevenção, Controle do Diabetes e Perda da Visão
Estima-se que haja 457 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, o que torna o diabetes uma das crescentes ameaças do mundo à saúde pública. A OMS prevê que o diabetes será a sétima causa principal de mortes até 2030. A retinopatia diabética, resultante do diabetes de longa duração, está entre as cinco principais causas de deficiência visual e a quarta principal causa de cegueira no mundo. O trabalho conjunto entre aqueles responsáveis pela gestão do diabetes e aqueles preocupados com a retinopatia diabética é crucial para a boa gestão do diabetes e a prevenção de cegueira irreversível.
O Comitê Consultivo do SightFirst (SAC) aprovou uma doação de US$ 400.000 em abril de 2012 para desenvolver uma ferramenta de avaliação para o diabetes e a retinopatia diabética. A Ferramenta para a Avaliação do Diabetes e da Retinopatia Diabética (TADDS) é usada para conduzir uma avaliação de referência do acesso ao tratamento da retinopatia diabética e diabetes, estimar o nível de cooperação entre estes dois ramos de tratamento de saúde e avaliar a risco financeiro para os pacientes. Esta ferramenta de avaliação de 46 perguntas torna possível realizar uma análise da situação, definir níveis de prestação de serviços e identificar as lacunas prioritárias a serem resolvidas para garantir o acesso universal aos cuidados do diabetes e aos serviços de prevenção e tratamento da retinopatia diabética.
As ações do TADDS têm acontecido em mais de 30 países desde o seu desenvolvimento e elas continuam a fornecer informações necessárias sobre como melhorar o acesso de cuidar das pessoas com diabetes e com a doença que ameaça a visão, retinopatia diabética.
Eliminação da Cegueira Infantil Evitável
A cegueira infantil continua sendo um problema global significante, principalmente nos países em desenvolvimento. Quando doenças ou outros problemas oculares que acontecem com as pessoas ainda na infância não são tratados, eles podem resultar em deficiência visual ou cegueira. As causas principais variam e são determinadas sobretudo por condições socioeconômicas e acesso aos cuidados básicos de saúde e atendimento oftalmológico.
Desde 2001, a LCIF e a OMS têm feito parceria no Projeto Lions-OMS para a Erradicação da Cegueira Infantil. Por meio deste projeto, a LCIF tem concedido cerca de US$ 7 milhões em subsídios para estabelecer centros oftalmológicos pediátricos baseados nas necessidades ao longo das seis regiões da OMS. Até agora, 46 centros foram estabelecidos em 30 países.