Doando para o nosso Fundo de Socorro após Catástrofes, você pode ajudar famílias
e comunidades devastadas por incêndios florestais e outras catástrofes naturais.

Início The Lions Blog Jardim Sensorial desperta habilidades nas crianças

Jardim Sensorial desperta habilidades nas crianças

Cassandra Rotolo 15 de Janeiro de 2018
Nebraska
USA

Os desafios que um pai de uma criança com necessidades especiais enfrenta são significativos. Da falta de apoio a problemas de aprendizado na escola a como lidar com o comportamento do filho ou filha, essa responsabilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, deixa os pais exaustos e solitários. Além disso, eles geralmente precisam lidar com a falta de bondade dos outros quando se aventuram em público com seus filhos.

Mas agora, graças a Leão Mary Robinson, um corredor do prédio da administração das Escolas Públicas de Fremont, Nebraska, foi transformado em um oásis para crianças com necessidades especiais.

O Jardim Sensorial é uma área dedicada a despertar todos os cinco sentidos. Sendo o lar de uma casa hobbit, o local também oferece um jardim fóssil, um balanço pendurado na árvore e até de uma “Sala Snoezelen” (ambiente multisensorial). Este é o Jardim Sensorial que se tornou um santuário para crianças portadoras de inúmeras necessidades especiais, que não poderiam de outra maneira explorar o mundo com segurança e conforto.
 

O poder do espírito humano

A Leão Mary ensina os alunos que são cegos e com deficiências visuais das Escolas Públicas de Fremont. Ela teve a ideia do jardim após tomar conhecimento de que uma criança cega conseguiu fazer grande progresso ao aprender jardinagem, junto a sua mãe.

Robinson trabalhou com o Lions Clube John C. Fremont, os clubes vizinhos, organizações sem fins lucrativos locais, artistas, arquitetos e a diretoria da escola para transformar seu sonho em realidade. A Fundação de Lions Clubs International (LCIF) também ajudou a transformar o sonho em realidade ao conceder um subsídio de US$ 75.000 aos Leões do Distrito 38 0 para o jardim. 

Crianças, jovens adultos e famílias inteiras desfrutam das experiências práticas do jardim. As colunas de basalto mostram as propriedades visuais, táteis e audíveis da água corrente. As luzes e reflexos dançantes acalmam o ânimo. Aproveitando a luz natural que atravessa o teto de vidro, as famílias se reúnem na mesa sensorial para aprender e jogar juntas, enquanto ouvem o tintilar reconfortante dos sinos de vento.

“Adoro levar o meu filho lá e ver seu rosto se iluminando a cada nova sensação e elemento sensorial”, disse Miranda Long, de Fremont. “Olhando ao redor do jardim, vejo os sorrisos das crianças e dos pais. É uma experiência linda”.
 

Um novo despertar

O jardim incentiva a exploração de novas texturas, promove atitudes positivas e inclusão, além de promover o desenvolvimento de habilidades educacionais e motoras. Ele também aumenta a conscientização sobre necessidades especiais dentro da comunidade, de deficiências visuais, limitações de mobilidade a defensiva tátil.

A Sala Snoezelen do jardim é um ambiente relaxante e multisensorial que beneficia as crianças com autismo, com problemas comportamentais, com deficiências visuais e até idosos com deficiências cognitivas. A sala ajuda a reduzir a ansiedade, estimula reações e incentiva a comunicação. Luzes, sons, texturas e aromas podem ser usados para acalmar a agitação ou estimular a exploração.

Adoro levar o meu filho lá e ver o rosto dele se iluminando a cada nova sensação e elemento sensorial.

“Quando recebemos um diagnóstico de autismo, atraso no desenvolvimento ou qualquer outra condição que coloque um filho na categoria de necessidades especiais, instantaneamente ficamos preocupados com tudo o que ouvimos dos médicos, familiares, amigos e da sociedade em geral sobre o que a criança não pode fazer”, disse Summer Mau, membro do conselho do Centro para Autismo de Nebraska. “Eu queria fazer todo o possível pelos meus filhos. O Jardim Sensorial nos proporciona uma divertida experiência familiar, livre do julgamento das habilidades que minhas crianças não possuem. Não existem muitas situações em nossas comunidades que nos permitam passar por experiências como uma família unida”. 
 

Da defesa tátil à pré-escola

Ayden Crom, de 3 anos de idade, foi beneficiado pelo jardim. Ele é defensivo tátil, o que significa que o seu corpo interpreta a sensação de toque com medo, dor ou desconforto. Inicialmente, Ayden não conseguia interagir com as experiências oferecidas no jardim.  Porém, os seus professores persistiram, levando-o de volta à piscina regularmente, durante semanas.

Ayden explora o jardim fóssil sem medo e pisa com os pés firmes no buraco de terra lamacenta. Ele está conseguindo alcançar marcos importantes de desenvolvimento, estando pronto para a pré-escola.

Apenas alguns meses antes do jardim ser inaugurado, o progresso sofreu uma parada brusca quando a Leão Mary recebeu um diagnóstico devastador. O que ela havia pensado ser uma simples fadiga, era na verdade uma leucemia mielóide aguda (LMA). Armada de uma atitude positiva, além do apoio da sua família e comunidade, ela se recusou a desistir e lutou pela vida. Seu tratamento foi agressivo, fazendo com que ela ficasse muito doente. Mas ela continuou sorrindo durante tudo isso.

A inauguração do Jardim Sensorial foi adiada enquanto Robinson se submetia ao tratamento. Mas graças a várias rodadas de quimioterapia, ela ficou livre do câncer e abriu o jardim sensorial, recebendo grandes elogios.

Agora, a Leão Mary sonha em expandir o jardim para incluir ainda mais experiências sensoriais práticas, como acampamentos e arte adicionais, atividades de degustação ou áreas de exploração STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). 

A Leão Mary - e milhões de outros Leões ao redor do mundo - estão transformando para melhor as vidas, todos os dias...uma pessoa de cada vez. Esses voluntários apaixonados e dedicados são a prova viva de que a bondade realmente importa. 

Saiba mais sobre a missão da Fundação de Lions Clubs International por meio da Campanha 100: LCIF Impulsionando o Serviço, que torna possíveis histórias como esta por meio dos nossos subsídios.

Clique no botão do Download do E-book abaixo para saber mais sobre como o jardim está mudando as vidas das pessoas, como o projeto tem sido um trabalho de amor...e muito mais!
 

Download do E-book
 


Cassandra Rotolo é especialista em comunicações de marketing da Fundação de Lions Clubs International.

As melhores histórias do planeta.

Todo mês, a Revista LION publica histórias inspiradoras sobre o impacto que os Leões estão causando em suas comunidades locais e ao redor do mundo.