Doando para o nosso Fundo de Socorro após Catástrofes, você pode ajudar famílias
e comunidades devastadas por incêndios florestais e outras catástrofes naturais.

Início The Lions Blog Leo Projeta Retribuir No Futuro

Leo Projeta Retribuir No Futuro

Madeleine Miller, ABC 15 de Março de 2018
Olongapo City
Philippines

Our eyes are our guide along life’s journey. And I’m living proof that clear vision leads to a brighter future.

Para ilustrar o trabalho dos Leos, que transforma tantas vidas nas suas comunidades, o Programa de Leo Clubes realiza o Concurso de Vídeos do Dia Internacional Leo. Estando em seu terceiro ano, o evento oferece aos jovens uma oportunidade única de compartilhar a razão e a maneira em que servem ao próximo.

O tema para 2017 foi #YOUthSERVE, e os Leos foram convidados a produzir vídeos que demonstrassem como servem nas cinco áreas de serviço: diabetes, meio ambiente, combate à fome, câncer infantil e visão.

O vídeo do Leo Clube Olongapo City ficou em terceiro lugar, cujo enfoque foi a visão. O vídeo vencedor do clube contava a história de Kimberly Mae Capuvan, uma mulher de 21 anos, oriunda da cidade de Olongapo, Zambales, nas Filipinas, que perdeu a esperança de continuar vivendo, pois não conseguia enxergar com clareza, e não tinha recursos para comprar óculos.

“Desde os 9 anos de idade, a minha vida tem sido difícil, especialmente na escola”, lembra-se Capuvan. Sempre tive que sentar-me perto do quadro negro para enxergar, sendo que à noite tinha dores de cabeça por sofrer de miopia”.

Sua perspectiva de vida melhorou dramaticamente quando o Lions Clube Olongapo City Peninsula procurava por jovens que precisassem de óculos. A professora de Capuvan perguntou se ela gostaria de receber óculos, e a menina ficou entusiasmada quando foi selecionada para o programa. Os Leões a fizeram sentir que não estava sozinha, encontrando os óculos perfeitos para ela.

“Quando coloquei os óculos pela primeira vez tudo ficou claro, senti-me viva e renovada, pois há muitos anos sofria com problemas de visão”, explica ela. “Os óculos fizeram uma enorme diferença na minha vida e nos estudos.”

Já que o Lions clube local tanto ajudou a menina, Capuvan decidiu fazer parte da organização. Quando uma amiga a convidou a afiliar-se ao Leo Clube Olongapo City, ela imediatamente aproveitou a oportunidade. Agora ela serve como vice-presidente do clube.

Seu projeto de serviço favorito foi quando os companheiros Leos viajaram para uma comunidade filipina distante para doar livros às crianças. A cidade é de difícil acesso, mas ela sabia o quanto os livros eram importantes para os pequenos, já que viviam muito longe de uma área urbana.

Hoje, Capuvan está estudando para se formar na segunda faculdade de administração, já tendo concluído uma em administração de hotéis e restaurantes. Ela também concluiu cursos em educação para realizar o seu sonho de ser professora e defender a causa da visão para as crianças em um futuro próximo. No tempo livre, ela participa de esportes. Há quatro anos, Capuvan joga na posição de recebedora no time de futebol americano Olongapo Warriors Flag e espera um dia poder viajar mundo afora.

Quando tornou-se Leo, ela percebeu que poderia tocar a vida de outras pessoas de maneira positiva. “Fui ajudada por um Lions clube. Agora quero retribuir. Trabalhando juntos, não há limites para o que podemos fazer para ajudarmos ao próximo”.

Ela também é grata aos associados do Leo Clube Olongapo City por serem seus irmãos e irmãs na organização. "Eu não poderia compartilhar a minha história se não fosse por eles", acrescenta ela. “Os olhos são os nossos guias na jornada da vida. Sou a prova de que uma visão clara leva a um futuro melhor”.

As melhores histórias do planeta.

Todo mês, a Revista LION publica histórias inspiradoras sobre o impacto que os Leões estão causando em suas comunidades locais e ao redor do mundo.